
El Poder de Elegir é um projeto para monitorar e verificar a informação políticas que circula através do WhatsApp durante o período de campanha das eleições presidenciais de 2018. Propõe-se monitorar e verificar em tempo real as informações que circulam através deste serviço de mensagens, relacionados a candidatos e eleições, a fim de ser um projeto líderes no debate sobre estratégias de manipulação de eleitores, envolvendo a sociedade civil. A Chicas Poderosas Colombia também dará ao público informações verificadas que permitam aos cidadãos entender o clima político e tomar decisões informados.
O desafio de trabalhar com o WhatsApp
O WhatsApp é uma rede com muito poder para divulgar informações e alcançar. No entanto, é sabido que é uma gaveta fechada, difícil de monitorar e seus recursos de segurança tornam difícil acessar dados automaticamente para obter medições de tráfego ou escopos. Diante disso, o desafio é projetar uma metodologia que permita obter dados manualmente e gerando proximidade com o público.
- Experimente com a plataforma: é importante ter claro que esta é uma experiência, de teste e erro. A busca e pesquisa de El Poder de Elegir quer encontrar novas maneiras de capturar informações (cadeias) do WhatsApp, verificar o conteúdo, projetar um produto com as informações verificadas e devolvê-lo através da mesma plataforma.
- Crie novas maneiras de se comunicar com o usuário e estar mais próximo disso. Por quê? Primeiro porque este projeto busca que o cidadão possa contribuir na construção de informações. Em segundo lugar, você tem que lutar contra fogo com fogo. Muitas vezes, os pedaços de informações verificadas têm muito menos impacto e escopo, do que peças de desinformação e isso ocorre porque se você coletar informações do WhatsApp sob a forma de texto curto, meme ou gif, e transforma-o em um texto de 1 página informativa para o que você tem que ir a uma web para procurar, você está perdendo o usuário inicial e segmentando consideravelmente o público.
- Tente fazer uma caracterização do usuário ativo que envia strings, com o interesse de coletar informações sobre os discursos mais utilizados e formatos mais eficientes. Esses dados servirão de entrada para criar, no futuro, peças mais extensas e próximas ao cidadão.
Comece a ser sexy para os usuários
Neste projeto, o design é visto como um articulador, mediador e pesquisador cultural.
Era vital começar a gerar uma imagem no público antes de começar, estar próximo, usar linguagens de rede comuns, usar o humor. Para isso, uma estratégia de comunicação foi estruturada.
O conceito para o redesenho da marca era o poder feminino e a calma entre tantos discursos de ódio. Depois de fazer uma análise de tudo o que circulou no nível gráfico e linguístico, percebemos que a grande maioria dos discursos e paletas de cores eram fortes agressivas, competindo entre si por atenção, vermelho com preto, preto com branco, cinza vermelho, preto-amarelo, alto neutro, contrastes masculinos. Neste processo, encontramos grandes paradigmas como: “é muito feminino” “é pastel e não parece serio” e grandes questões sobre por que achamos que é ruim que se pareça muito feminino? Por que o suave e delicado é visto como inseguro?
Saiba mais sobre ferramentas de verificação e verificação de fato
Para dar o primeiro passo e começar com um projeto de verificação de fato, primeiro tivemos que entender o que era verificar, como foi feito e para o que foi feito. Como parte do nosso processo, tivemos treinamento em ferramentas de verificação e monitoramento nas redes sociais – Twitter, Facebook e Instagram.
Aprender a usar essas ferramentas facilita o trabalho, especialmente quando você quer trabalhar com redes sociais, um conhecimento aplicável no trabalho diário do jornalista e do cidadão. Mas este foi apenas o começo.
Com aliados como Meedan, Checked from Argentina, First Draft e Colombia Check, conseguimos ter uma imagem mais completa sobre o funcionamento dos projetos de verificação de fato eo método que eles usam, de maneira muito similar e usado em todo o mundo. Um exemplo disso é o método Checked, um aliado importante a nível metodológico, com quem conseguimos ter tutoria uma vez por semana para o time como tal. (Veja aqui os oito passos para uma boa verificação). No processo, também foi importante ver o que a verificação de fato procura procurar fontes oficiais e alternativas para o processo de verificação.
O treinamento é fundamental para a equipe porque este projeto tem sido um processo de aprendizagem em todos os sentidos. Documentar-nos sobre verificação de factos, contatar os especialistas no assunto que você está lidando, entender suas metodologias, boas práticas e como elas podem ser adaptadas ao seu próprio projeto.
Embora muito valioso, existem poucos exemplos de pessoas que realizam verificação de fato na Colômbia. Quando começamos a pensar sobre quem trabalharia no nosso projeto, percebemos o panorama sombrio na Colômbia. Existem apenas duas organizações que trabalham no assunto: La Silla Vacía, composta por um editor e dois verificadores de fato, cujo interesse é “poder” e Colômbia Check, que se concentra no “discurso político”. Sua equipe é composta por um editor e dois verificadores de fato, com 2 anos de experiência.
Por essa razão, decidimos treinar nossa equipe, sem perder um dos nossos principais focos: o fortalecimento do jornalismo regional e colaborativo.
Os dados: Dos 662 municípios que a Fundação para a Liberdade de Imprensa-FLIP mapeou 338 correspondem a áreas silenciosas, lugares onde não há mídia que produz a notícia local. A imagem não é muito boa.
Como procurar aliados
Um problema é que começamos a realizar um projeto de verificação de fato sem aliados que soubessem como fazê-lo e sem nós saber como fazê-lo. Mas também foi uma oportunidade.
As alianças são criadas para reduzir os esforços e não aumentá-los.
Antes de começarmos a ter reuniões com outras organizações para possíveis alianças ou financiamentos, éramos claros sobre o que queríamos e onde queríamos ir. O mais importante foi descobrir qual é a nossa proposta de valor para saber o que estávamos fazendo que ninguém mais estava fazendo e qual era nosso fator inovador.
Saber como vender a proposta é vital quando se procura financiamento, apoio, voluntários e parcerias. No nosso caso, uma das questões nevrícolas é que começamos a treinar jornalistas e designers, para lhes dar ferramentas para fortalecer seu comércio, ajudando, até certo ponto, o desenvolvimento do país. Educação como ferramenta de desenvolvimento.
Para isso, primeiro fizemos uma pesquisa on-line na Colômbia sobre quem estava trabalhando nessas questões e depois internacional. (É provável que já exista alguém em um país muito distante que já tenha pensado o mesmo que você).
Desta forma, é mais fácil de entender:
- Qual potencial tem os aliados potenciais que falta e queremos para o nosso projeto, o potencial que temos que podemos oferecer e o que podemos construir juntos, o que representa a diminuição dos esforços e não o aumento. Os aliados nem sempre chegam ao início do projeto e não irão cobrir todas as suas necessidades.
- O que é negociável e o que não é negociável, quais fases do projeto podem ser inseridas e de que maneiras e quais compromissos são alcançados.
Nota salva-vidas: Antes de cada reunião ou ao tomar decisões, você deve fazer um instantâneo de como o projeto é, o que é feito, em que proporção, o que é preciso fazer, o que precisamos e seu nível de importância para o projeto.
Nossa proposta de valor NÃO é verificar dados no WhatsApp e devolvê-lo porque já existem organizações que trabalharam nesta prática. A maneira inteligente é aliar e não tentar inventar o que já foi inventado. Nossa proposta de valor é criar um guia metodológico para adaptar as ferramentas existentes, a fim de criar uma sala de redação colaborativa em linha, focada no WhatsApp.
Utilize e adapte as ferramentas existentes
Nosso modelo é construído com a plataforma Check no coração do nosso fluxo de trabalho. Assim, o primeiro passo foi fazer a tradução de toda a plataforma, um processo no qual aprendemos sobre suas utilidades, funções e escopos. Também temos 100% de apoio da equipe de desenvolvedores do Check, para resolver dúvidas e fazer as modificações.
Coleta de dados: verificar nos permite coletar todos os tipos de dados, esses dados são importantes ao fazer diagnósticos subseqüentes, como quais formatos são mais populares, quais discursos são os mais usados, dependendo de cada país, quais são os tópicos mais relevantes.
Pesquisa: esperamos que todos os resultados, os dados que permanecerão no projeto, estão sujeitos a projetos de pesquisa, em termos de análise do discurso, estudo e caracterização do público.
O percurso de El Poder de Elegir
Poderosas en @desdewingu #FITScol Una gran jornada. pic.twitter.com/OhJ3piBqwQ
— Chicas Poderosas CO (@poderosas_col) November 4, 2017
Novembro 4- 2017: Apresentaçao de ElPoderDeElegir en FITScol
Dezembro 13- 2017: Apresentação da metodologia de fact-checking, no evento Datos & Guaros.
Este es el modelo de @ElPoder_Elegir para verificar las cadenas de Whatsapp en las elecciones de #Colombia. Que los mentirosos no se ganen nuestros votos. pic.twitter.com/Dg9zEoQfpt
— datasketch (@datasketch) December 14, 2017
Dezembro 26-2017: participamos no lançamento da Colômbia Chequea, um evento organizado pela organización colombiana de jornalistas Consejo de Redacción.
.@CdR_, a través de su iniciativa de producción @Colcheck, estará verificando las promesas de los candidatos a la presidencia 2018. #Bogotá,16 de febrero a partir de las 8:00 a.m. ¡INSCRÍBETE! https://t.co/QYgXgiz42T pic.twitter.com/5XkK3JEnlD
— Consejo de Redacción (@CdR_) December 26, 2017
Janeiro 25: Lançamento de Check em Español.
Yo, después de ver el piloto de la versión en español de @check @meedan #UnicornsAreReal pic.twitter.com/L9cKHlulv3
— Uva Vaca (@uvva) January 24, 2018
Fevereiro 8: Evento entrenamiento sobre verificaçao de dados para jornalistas colombianos, con Facebook, Consejo de Redacción y Chicas Poderosas.
Hackaton + frases de candidatos+ elecciones 2018+ fact cheking. Envíanos los trinos que conozcas. https://t.co/FnvBf7V9iA @Colcheck @datasketch @poderosas_col pic.twitter.com/GjHIHacEvj https://t.co/lnxtVXOGZI
— El Poder De Elegir (@ElPoder_Elegir) February 8, 2018
Hackaton + frases de candidatos+ elecciones 2018+ fact cheking. Envíanos los trinos que conozcas. https://t.co/FnvBf7V9iA @Colcheck @datasketch @poderosas_col pic.twitter.com/GjHIHacEvj https://t.co/lnxtVXOGZI
— El Poder De Elegir (@ElPoder_Elegir) February 8, 2018
Web que foi criada a partir de este evento: http://facto.datasketch.co