Um espaço seguro em que queremos trabalhar, aprender, cooperar e viver.
O sucesso de nossa missão depende de algo igualmente importante: criar um ambiente de confiança, seguro e de, de apoio, no qual cada Chica possa crescer e florescer.
Chicas Poderosas é construída sobre uma base de respeito. A alquimia de Chicas depende de aliados e campeões que entendem que há um enorme potencial feminino inexplorado, e que a chave para desbloqueá-lo é esclarecer os efeitos da opressão social, cultural e sexual. Transformar a dúvida em possibilidades requer a construção de um espaço livre dessas forças.
Para embaixadores, workshops, patrocinadores, aliados, voluntários e público em geral que participe de eventos Chicas Poderosas
- Evitamos expressões ou gestos de insulto, humilhação ou intimidação para nos referirmos a outras pessoas, on-line e pessoalmente.
- Evitamos comportamentos que restrinjam as expressões de identidade, gênero, ideias políticas ou crenças religiosas, que censurem , prejudiquem ou agridam outras pessoas ou as isolem.
- Nós não toleramos comportamentos físicos e atitudes visando o descrédito pessoal, físico ou emocional de qualquer pessoa.
- Não aceitamos piadas e comentários excludentes, sexistas e racistas que possam ofender os outros, online ou pessoalmente.
- Rejeitamos convites ou avanços sexuais indesejados, on-line ou pessoalmente.
- Rejeitamos atitudes de assédio, on-line ou pessoalmente
- Rejeitamos assédio: este é entendido como qualquer tipo de comentário verbal que reforça a discriminação de gênero, identidade de gênero e expressão, orientação sexual, deficiência, aparência física, tamanho corporal, raça, idade ou religião no emprego ou contextos sociais.
- Evitamos espalhar imagens sexuais no espaço público; intimidação deliberada; perseguição; intimidação com fotografias ou gravação; interrupção constante de palestras e outras trocas desconfortáveis, on-line ou pessoalmente.
- Não toleramos contato físico e / ou atenção sexual indesejada.
- Defendemos oportunidades iguais de treinamento, educação, troca e feedback antes, durante e depois dos eventos.
Pedimos que você assine este contrato declarando sua concordância com este Decálogo. Documentar, divulgar e viver livre de assédio é a filosofia das Chicas Poderosas.
Nome
Lugar e data
Caso você testemunhe comportamentos semelhantes aos descritos, entre em contato com chicassafe@gmail.com ; ou fale com os organizadores do evento em que você está, seja através do WhatsApp ou pessoalmente, se você se sentir confortável.
O QUE FAZER NUM EVENTO DE CHICAS PODEROSAS?
- Para os organizadores e / ou embaixadores:
- Fale com a/o chica/o que denuncia a agressão em um espaço seguro e longe do agressor. O confronto inicial não é a melhor ideia, pois ele faz a vítima reviver a situação e dói.
- Documente a agressividade com capturas de tela, salve e-mails, áudios, vídeos, fotos e mensagens de texto. Faça backup deles em um espaço seguro.
- Conheça os/as organizadores/as do evento para informá-los/las do que aconteceu, decidir o caminho a seguir e chegar a um acordo sobre a forma como o agressor será notificado da decisão.
- Tolerância zero significa que a pessoa é expulsada do evento de inmediato ou uma vez que o caso tenha sido analisado. É importante que a pessoa seja informada sobre as causas de sua expulsão, e manter em privacidade a identidade da pessoa atacada.
- Acompanhe a pessoa prejudicada e apóie o restante do evento. Se essa pessoa optar por ficar no evento, desistir ou apresentar um relatório sobre os fatos, é muito importante que esteja acompanhada.
- Siga com a pessoa atacada no dia seguinte para descobrir o que ela/ele quer fazer e saber como ela/ele se sente.
- Bloqueie o agressor em redes sociais, telefone e e-mails. O contato com essa pessoa será feito pelo Delegado do Chicas Safe e pela conta de e-mail chicassafe@gmail.com
- Publicar os detalhes de uma agressão sexual ou violência de gênero é algo violento e que revitimiza a pessoa agredida, além de colocá-la em risco e legitimar o agressor. Recomendamos não divulgar o incidente.
- Se o incidente for divulgado por razões alheias à Chicas Poderosas, o protocolo de gestão de crises deve entrar em ação. As comunicações serão feitas somente a partir do e-mail chicassafe@gmail.com com mensagens assinadas por Chicas Poderosas e / ou Mariana Santos, sua fundadora.
RECURSOS DE APOIO
- Pessoas de contacto:
- Decidir quem é em a Delegada de Chicas Dafe em cada país/capítulo
- Recursos ao seu alcance:
- Primeros auxilios psicológicos:
- Projeto de Apoio Activo (em espanhol)
- https://archive.org/details/DocumentoHacksdeVida
- Email: hacksdevida@riseup.net
- TW: @hacks_de_vida
- Apoio legal
- ARGENTINA: https://activismofeministadigital.org
- COLOMBIA: https://karisma.org.co
- MEXICO: https://ilsb.org.mx
- Acompanhamento digital
- Access Now: https://www.accessnow.org/help/
- Ciberseguras: https://ciberseguras.org
- Organizaçoes de apoio legal
- Oxfam
- Mete a colher
- Primeros auxilios psicológicos:
Pode baixar o código de conduta aqui: Código Chicas POR


