Verificado por: @OPoderDeEleger
Está circulando uma corrente no Whatsapp sobre uma agressão a um professor da Universidade Federal do Ceará por apoiar o candidato Jair Bolsonaro (PSL). O Poder de Eleger verificou que a informação é inconsistente.
A vítima da agressão não era um professor, mas sim o estudante de Letras Jorge Fontenelle. Ele foi hostilizado e agredido, mas não foi “brutalmente espancado”, como diz a corrente. Em nota, a UFC informou que o caso ocorreu em 2016. Foram abertas duas sindicâncias, mas elas foram arquivadas por falta de provas.
Leia mais aqui: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2016/8257-nota-da-reitoria-pela-convivencia-pacifica-contra-ingerencias-e-provocacoes
Fontes:
- http://www.ufc.br/noticias/12009-nota-da-comissao-de-direitos-humanos-da-ufc
- http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2016/8257-nota-da-reitoria-pela-convivencia-pacifica-contra-ingerencias-e-provocacoes
- http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/politica/estudante-que-apoia-bolsonaro-continua-a-ser-hostilizado-na-ufc/
O Poder de Eleger é um projeto para monitorar informações sobre as eleições no WhatsApp. Ao contrário de outras iniciativas de checagem, nós não só verificamos as correntes, mas também devolvemos a informação por WhatsApp, no formato de gifs e áudios. A ideia é criar uma corrente com a informação verificada no mesmo veículo em que ela circulou originalmente. O projeto, da organização Chicas Poderosas, também está na Colômbia, México e Venezuela. Se quiser encaminhar uma corrente para checagem, ou se quiser receber nossas verificações, clique no link e envie uma mensagem pra gente: http://bit.ly/OpoderDeElegerBR.
Você também pode adicionar nosso número nos seus contatos!
